Saber Pensar

Saber Pensar

Quando o ser humano se propõe a buscar o conhecimento de si mesmo e da vida, tentando compreender como pode identificar respostas para suas dores e sofrimentos a partir de anseios, angústias e frustrações vivenciados ao longo da sua jornada, ele poderá encontrar respostas através do entendimento de que sua constituição está firmada nos aspectos que envolvem: o biológico, o psíquico e o espiritual. E a Logoterapia nos ensina que a constituição humana envolve uma estruturação que depende de um processo de equalização do ser biopsicoespiritual/noética.

“Aos pacientes que sofrem atualmente lhes falta o conhecimento de um sentido que possa tornar a vida digna de ser vivida. O que os oprime e aflige é a vivência de um vazio interior – vácuo existencial.” (Viktor Frankl, 2019).

A partir dessas perspectivas vamos refletir e tentar compreender os aspectos que envolvem a vontade e o pensamento como forças capazes de interferir diretamente no corpo físico a partir do sistema nervoso central, o cérebro. Entenda que o cérebro como parte da estrutura biológica e como órgão capaz de irradiar ondas eletromagnéticas, transforma as energias do pensamento e consequentemente transforma o próprio Ser nas suas condutas, escolhas e comportamentos. Essas ondas identificadas, pela ciência da física quântica, como ondas eletromagnéticas: beta, alfa, teta e delta; proporcionam ao pensamento a condição de transitar em diversos estágios das variadas dimensões as quais poderão ser extremamente restauradoras para o nosso corpo físico em consonância com o nosso estado psíquico e espiritual. Para tanto é preciso que os pensamentos sejam de qualidade e ordem positivas elevadas, de alegria, de construção e de realização para um adequado equilíbrio.

Quando os pensamentos estão ligados no aqui e agora, na realidade envolvida com pessoas, fatos e situações, estamos sintonizados nas ondas Beta. Essas conexões de pensamentos podem estar relacionadas a afetos e desafetos provenientes de experiências boas ou ruins que por vezes desencadeiam inseguranças, mágoas e dores e levam aos sofrimentos. Mas dependendo da qualidade dessas experiências, elas podem desencadear sentimentos de segurança, amor, alegria e bem estar.

Quando os pensamentos se conectam a ondas criadas por uma psicosfera de formas pensamentos, expressadas por uma metalinguagem interferindo na mente humana, a sintonização entra nas ondas Alfa. Nesse estágio é importante ressaltar que nessa interrelação na conexão com esse universo, o ser encontrará frequências amplificadas e essas podem ser de ordem negativas, inferiores gerando assim estados de desordens, adoecimentos físicos e psíquicos de diversas formas, levando o ser a um desequilíbrio descomunal.

Por outro lado, quando o ser promove a sintonia com as forças vibracionais de forma a estabelecer conexões elevadas e positivas, encontrará caminhos para um processo de “cura”, pois quando em estágio inicial de sono poderá acessar ligações com pensamentos e ideias ligados ao seu propósito de vida, pois está entrando nas ondas Teta.

Ao mergulhar em sono mais profundo onde o ser descansa seu corpo físico e estabelece conexões de vibrações de pensamentos positivos e elevados, experimenta uma ambiência de restauro, entra em ondas Delta e expõe seus centros vitais recebendo energias fortificadoras e ao mesmo tempo restaura forças no corpo físico através do descanso e do sono saudável que mantém o seu equilíbrio psicofísico. Ressalta-se aqui a importância de um preparo adequado todas as noites antes de dormir, para se obter uma boa qualidade de sono.

“A ansiedade antecipatória desempenha um papel dominante no surgimento de distúrbios do sono.” (Viktor Frankl, 2019).

Concluímos, portanto, que o equilíbrio poderá ser identificado e mantido a partir da ação efetiva entre vontade-pensamento-cérebro, onde essa estrutura irá se promover pela busca de conexões com sua essência própria naquilo que promove identificações com forças elevadas e positivas que podem sustentar esse eixo mente-corpo em equilíbrio. Identificará seu propósito de vida se entregando a atividades de crescimento e prosperidade para o bem comum e consequentemente poderá construir e realizar para uma trajetória de realizações e construções.

Quando se faz escolhas assertivas a partir da estruturação da conexão – propósito – construção, surgirão oportunidades revelando a capacidade do ser para receber o que verdadeiramente precisa experimentar porque estará convicto da sua capacidade de superar desafios do passado e articular novas ações para sincronizar seus pensamentos a patamares mais elevados como criador, realizador e protagonista do seu próprio caminho em uma vida com sentido.

Saiba, “pensar e fazer é o caminho para a transformação e evolução como ser humano”. E para dominar e equilibrar seus pensamentos e saber pensar, a psicoterapia é recurso de fundamental importância para o seu autoconhecimento e possibilidades de transcendência.

Tag Post :
logoterapia,pensamento,psicologia,psicoterapia,saber pensar

Compartilhe: